CCV Alviela no Twitter CCV Alviela no Linkedin CCV Alviela no Youtube CCV Alviela no Facebook CCV Alviela no Google+ CCV Alviela no Instagram
 
Logotipo Centro
INSCREVA-SE NA MAILING LIST:
Nome: E-mail:
logo Rede de Centros Ciência Viva
logo Escite
Logo certificação Herity
Logo Natura 2000 Award
logo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico
O Centro nas Redes Sociais:
Logotipos Redes Sociais
 
Banner da zona
 

EXPOSIÇÃO INTERATIVA

CARSO

Sabia que o caudal da nascente do Alviela, durante os Invernos mais chuvosos, conseguiria encher uma piscina olímpica em apenas dois minutos e meio? Na exposição Carso, descubra esta e outras curiosidades sobre aquela que é a mais importante nascente cársica de Portugal.

Inicie esta visita ao Carso com uma viagem a 3D sobre a zona que envolve a nascente do Alviela e desvende os percursos subterrâneos da água.

Nesta exposição é possível, através de módulos interativos, fazer chover sobre o carso e observar a circulação subterrânea das águas da chuva. Observe também o que acontece quando um camião cisterna derrama gasolina sobre uma região calcária.

Porquê Carso?
O termo «carso» provém do esloveno Kras. Este termo é utilizado para designar relevos originados em regiões onde predominam as rochas calcárias.

 
         
Câmara Municipal de Alcanena Agência Ciência Viva Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Instituto Politécnico de Leiria