CCV Alviela no Twitter CCV Alviela no Facebook CCV Alviela no Youtube
 
Logotipo Centro
INSCREVA-SE NA MAILING LIST:
Nome: E-mail:
logo Rede de Centros Ciência Viva
logo Escite
Logo certificação Herity
Logo Natura 2000 Award
logo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico
O Centro nas Redes Sociais:
Logotipos Redes Sociais
 
Banner da zona
 

Destaques

Apresentação Circuitos Ciência Viva

O Centro Ciência Viva do Alviela e a Câmara Municipal de Alcanena apresentaram ontem os percursos da região associados aos Circuitos Ciência Viva, um projeto inovador de turismo do conhecimento lançado pela Ciência Viva, em parceria com a Rede de Centros Ciência Viva, e desenvolvido com o apoio da Fundação Vodafone, da CP – Comboios de Portugal, da GALP e da SATA.

No evento, com início às 10h00 no auditório do Centro Ciência Viva do Alviela, estiveram presentes o executivo da Câmara Municipal de Alcanena, representantes de juntas de freguesia locais e entidades parceiras da região, bem como representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Fundação INATEL.

Os diretores dos Centros Ciência Viva de Coimbra, Constância e Proença-a-Nova marcaram também presença com elementos das suas equipas, dando a conhecer um pouco da oferta associada aos respetivos equipamentos. As ruinas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha “que agora é nova” são uma das propostas apresentadas por Paulo Trincão para explorar em Coimbra. O Parque Ambiental de Santa Margarida é um dos locais de visita obrigatória em Constância, para Máximo Ferreira. A praia da Fróia ou a floresta rica em pinheiros que serviram de inspiração à arquitetura do edifício e exposições interativas em Proença-a-Nova são algumas das propostas de visitação sugeridas por Edite Fernandes.

Em Alcanena, a presidente da autarquia e do Centro Ciência Viva do Alviela, Fernanda Asseiceira, destacou o polje de Mira-Minde, um dos ex-libris do concelho que está integrado no percurso apresentado aos participantes do evento na manhã de ontem: o mar de Minde. Onde outrora estaria o mar, hoje em dia observamos um lago que aparece e desaparece consoante a quantidade de água das chuvas.

A diretora do Centro, Paula Robalo, deu a conhecer todos os locais que neste momento fazem parte dos percursos associados ao Alviela, como por exemplo a gruta Algar do Pena, em destaque no vídeo promocional dos Circuitos Ciência Viva apresentado oficialmente no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, no dia 6 de fevereiro, e também ontem visualizado pelos cerca de 30 participantes da apresentação em Alcanena.

Paula Robalo referiu ainda a forma como o cartão pode ser adquirido: num dos 20 Centros Ciência Viva da Rede Nacional ou no site www.circuitoscienciaviva.pt.

À apresentação seguiu-se a visita aos pontos de interesse e parceiros do percurso B - Mar de Minde. O brilho e nitidez das aguarelas de Roque Gameiro, as cores aconchegantes das mantas de Minde reproduzidas também em acessórios de moda no Centro de Artes e Ofícios, a paisagem deslumbrante que podemos apreciar a partir das grandes varandas do Retiro do Bosque forneceram a energia suficiente para uma manhã que culminou na visita à gruta do Regatinho, em pleno mar de Minde, ontem sem água, mas frequentemente inundado. Pelo caminho ainda desvendámos o significado de alguns dos curiosos vocábulos do conhecido Minderico, uma língua que permite aos habitantes da região comunicarem de forma praticamente impercetível para os visitantes e turistas.

Conheça os 18 destinos de viagem em Portugal e as mais de 200 etapas para explorar com ciência e cultura, beneficie dos descontos nos parceiros locais de alojamento e restauração, com a comodidade proporcionada pela CP, Galp e SATA, e leve consigo o guia que faz parte do kit e o seu telemóvel ou tablet para aceder ao site e app desenvolvidos com o apoio da Fundação Vodafone. A bagagem é leve para conhecer o país e o Centro Ciência Viva do Alviela é apenas um dos vários pontos de partida. Prontos para descobrir Portugal?

Notícia criada em 17-02-2017 12:32 | Imprimir Notícia

 
         
Câmara Municipal de Alcanena Agência Ciência Viva Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Instituto Politécnico de Leiria