CCV Alviela no Twitter CCV Alviela no Linkedin CCV Alviela no Youtube CCV Alviela no Facebook CCV Alviela no Google+ CCV Alviela no Instagram
 
Logotipo Centro
INSCREVA-SE NA MAILING LIST:
Nome: E-mail:
logo Rede de Centros Ciência Viva
logo Escite
Logo certificação Herity
Logo Natura 2000 Award
logo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico
O Centro nas Redes Sociais:
Logotipos Redes Sociais
 
Banner da zona
 

Destaques

ObservaCarso: Bioblitz no Alviela


Nos dias 19 e 20 de maio há BioBlitz na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, no âmbito do Festival da Biodiversidade - ObservaCarso, organizado pela Câmara Municipal de Alcanena.

O Centro Ciência Viva do Alviela convidou investigadores e naturalistas para realizarem ações de captura para inventariação de algumas espécies da região: morcegos, anfíbios e répteis, borboletas diurnas e noturnas, aves e peixes. Envolva-se na biodiversidade!

As atividades são gratuitas mas com inscrições obrigatórias e limitadas a 20 participantes por atividade.

Inscrições e informações através do 249881805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.

Nota: Os participantes devem trazer roupa e calçado confortável e lanterna para as atividades noturnas.

PROGRAMA

Sábado, 19 de maio

19:30h – Morcegos

Metodologia: montagem de redes para captura de morcegos (identificação de espécies e recolha de alguns dados tais como sexo, idade, peso e tamanho); deteção acústica com recurso a detetores de ultrassons (identificação de diferentes espécies); análise acústica de sons recolhidos (em sala de aula com recurso a programas de análise de sons) – domingo de manhã.

Enquadradores: Pedro Alves (Eng. Biofísico – Plecotus, Lda.), Bruno Silva (Biólogo – Universidade de Évora) e Sílvia Barreiro (Bióloga Freelancer)

20:00h – Anfíbios

Metodologia: Observação e identificação de anfíbios em diferentes estádios de desenvolvimento (a realizar em charcos e pequenas linhas de água)

Enquadrador: Mário Ferreira (Biólogo – CBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e APH – Associação Portuguesa de Herpetologia)

21:00h – Borboletas Noturnas

Metodologia: utilização de armadilha de luz (identificação de espécies);

Enquadradoras: Sandra Antunes (Bióloga – Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) e Renata Santos (Bióloga – Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal).

Domingo, 20 de maio

7:00h – Anilhagem de Aves

Metodologia: Montagem de redes, identificação das espécies e anilhagem dos exemplares capturados.

Enquadradores: Fernando Faria Pereira – Reserva Natural do Paul do Boquilobo), António Frazão (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros) e Francisco Barros (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros).

10:00h – Borboletas Diurnas

Metodologia: realização de percurso com redes para captura (identificação de espécies).

Enquadradoras: Sandra Antunes (Bióloga – Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) e Renata Santos (Bióloga – Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal).

11:00h – Peixes (1ª sessão) | 12:00h – Peixes (2ª sessão)

Metodologia: A atividade consistirá na explicação e observação do método de pesca e, posteriormente, na identificação dos exemplares capturados.

Enquadradores: Filipe Ribeiro (MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), João Gago (ESAS/IPS e MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Christos Gkenas (MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Marco Ferreira (MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente).

Notícia criada em 09-05-2018 13:15 | Imprimir Notícia

 
         
Câmara Municipal de Alcanena Agência Ciência Viva Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Instituto Politécnico de Leiria