CCV Alviela no Twitter CCV Alviela no Linkedin CCV Alviela no Youtube CCV Alviela no Facebook CCV Alviela no Google+ CCV Alviela no Instagram
 
Logotipo Centro
INSCREVA-SE NA MAILING LIST:
Nome: E-mail:
logo Rede de Centros Ciência Viva
logo Escite
Logo certificação Herity
Logo Natura 2000 Award
logo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico
O Centro nas Redes Sociais:
Logotipos Redes Sociais
 
Banner da zona
 

Destaques

Oficinas de Ofícios: Olaria


O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio valoriza o património cultural da região e, este ano, temos uma série de oficinas de ofícios da região do Maciço Calcário Estremenho: olaria, fabrico de velas, tecelagem e produtos em pele.

No dia 16 de junho, às 15h00, vamos descobrir a olaria, uma das indústrias mais antigas da humanidade, já que a manufatura de objetos em barro remonta à pré-história. Neste ofício, o barro é trabalhado com as mãos, dando origem a verdadeiras obras de arte. O Maciço Calcário Estremenho é rico em argilas calcárias, daí que a olaria constitua um ofício com algum relevo na região.

Nesta atividade, vamos visitar a Casa da Olaria, um estúdio cerâmico que permite fazer residências artísticas, criado em 1997 por Ana Lousada e Carlos Neto. A sua arte é bastante conhecida na região e participaram já em várias exposições, feiras e cursos / workshops nacionais e internacionais. Participaram também em concursos a nível nacional, tendo recebido prémios e menções honrosas.

Nesta visita, contamos com a companhia de Rita Frutuoso, Técnica da Oficina de Cerâmica da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha (IPLeiria), que nos vai dar a conhecer os principais materiais utilizados em cerâmica e as argilas do Maciço Calcário Estremenho. Os participantes vão ter oportunidade de conhecer as artes de moldar, pintar e cozer as peças de olaria e ainda "pôr mãos à obra" e experimentar um pouco do ofício, com o apoio de Ana Lousada e Carlos Neto.

O ponto de encontro é às 15h00, na Igreja de Alcaria (Porto de Mós).

As inscrições são obrigatórias e limitadas a 20 pessoas (3,00€/pessoa) e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.

Inscreva-se já e venha "modelar" argilas da região!

Notícia criada em 07-06-2018 14:36 | Imprimir Notícia

 
         
Câmara Municipal de Alcanena Agência Ciência Viva Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Instituto Politécnico de Leiria