CCV Alviela no Twitter CCV Alviela no Linkedin CCV Alviela no Youtube CCV Alviela no Facebook CCV Alviela no Google+ CCV Alviela no Instagram
 
Logotipo Centro
INSCREVA-SE NA MAILING LIST:
Nome: E-mail:
logo Rede de Centros Ciência Viva
logo Escite
Logo certificação Herity
Logo Natura 2000 Award
logo Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Geológico
O Centro nas Redes Sociais:
Logotipos Redes Sociais
 
Banner da zona
 

Destaques

Por Este Rio Acima


Por Este Rio Acima: Património Natural e Água

O projeto Por este rio acima: Património Natural e Água promove o conhecimento, reabilitação e proteção de rios e ribeiras, sensibilizando a sociedade para uma cidadania mais ativa, mais aberta, transversal e participada.

Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e é promovido pela Ciência Viva, abrangendo os diversos parceiros da Rede de Centros Ciência Viva.

O Centro Ciência Viva do Alviela promove diversas ações no âmbito deste projeto:

22 de setembro | 19h00 – o rio Alviela à noite

Percurso interpretativo, com inscrições obrigatórias e dirigido a todos os públicos.

Os ecossistemas ribeirinhos concentram uma enorme biodiversidade, encontrando aqui as condições ideais para se desenvolverem inúmeras espécies de plantas e animais. E durante a noite? Que animais existem junto ao rio Alviela? Na companhia de Pedro Alves (Plecotus) e Maria João Silva (CCVAlviela) vamos capturar e monitorizar morcegos.

30 de setembro | 10h00 – O que há no rio

Percurso interpretativo, com inscrições obrigatórias e dirigido a todos os públicos.

Vamos descobrir o que há no rio Alviela. Conhecer a origem da sua água, a sua biodiversidade e o seu património histórico e cultural, num percurso ao longo das suas margens. Acompanhados por Jael Palhas (invasoras.pt) e Maria João Silva (CCVAlviela) vamos conhecer as espécies de fauna e flora, presentes neste rio e detetar se aqui também há espécies invasoras.Tatiana Moreiravai dar-nos a conhecer as borboletas, libelinhas e outros insectos que encontremos pelo caminho.

05 outubro | 10h00 – Cientificamente Pescando

Vamos descobrir as espécies nativas de peixes que existem nos rios em Portugal, quais as ameaças que enfrentam e que medidas têm sido tomadas para minimizar o seu risco de extinção. No rio Alviela iremos participar numa demonstração da técnica de amostragem científica, com recurso a pesca elétrica, para conhecermos as características dos peixes que habitam este rio. A ação desenvolve-se num percurso de cerca de 1Km ao longo das margens do rio Alviela. Carla Sousa Santos, investigadora do MARE – ISPA, dá-nos a conhecer o projeto peixesnativos.pt.

Os participantes deverão trazer roupa e calçado confortável e adequado às condições meteorológicas (é desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias), água e refeição para almoço. Ação limitada a 25 participantes.

13 outubro | 15h00 - Piquenique à beira do rio Alviela

Numa região de calcários, onde os recursos hídricos à superfície são escassos, o rio Alviela foi fundamental na fixação da população e no desenvolvimento industrial da região, desempenhando igualmente um importante papel na existência de inúmeras espécies. Num local privilegiado onde o património cultural e natural se cruzam, vamos conversar à beira rio, com investigadores, sobre a importância deste ecossistema. Esta conversa será em ambiente de piquenique, com ligeiro apontamento musical.

Notas

- O ponto de encontro é no Parque de estacionamento para autocarros, na Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, donde sairemos em autocarro para o local do piquenique.

- Os participantes deverão trazer roupa e calçado confortável, adequado às condições meteorológicas (é desaconselhado o uso de chinelos ou sandálias) e, se falamos em conservação dos rios, desafiamos os participantes a trazer um lanche “zero lixo”, sem impacto ambiental.

- Terá que se fazer a travessia do rio para a outra margem, a pé (água à altura do tornozelo).

15 outubro | 10h00 às 17h00 - Reabilitação Fluvial: Técnicas de engenharia natural (Formação)

Ação de formação teórico-prática, de 6 horas, no Centro Ciência Viva do Alviela, com o Engenheiro Pedro Teiga (Doutor em Engenharia do Ambiente, Vice-Presidente do CIREF, Diretor Executivo da Engenho e Rio, Unipessoal), sobre reabilitação fluvial e que incidirá sobre o rio Alviela.

Formação: Reabilitação Fluvial - Técnicas de engenharia natural

Data: 15 de Outubro

Horário: 10h00 às 17h00

Público-alvo: técnicos da Câmara, Juntas de freguesia, bombeiros, sapadores, técnicos/monitores de educação ambiental, vigilantes da natureza

Número máximo de participantes: 25

Objetivos da formação:

- Sensibilizar o público-alvo para a importância das técnicas de engenharia natural na conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas, à luz dos princípios da Lei da Água e DQA;

- Divulgar e fornecer informação útil sobre estas soluções e respetivo modo de execução, partilhando conhecimento adquirido em intervenções já realizadas;

- Promover a capacitação técnica, no âmbito da educação ambiental e da divulgação de conhecimento sobre rios para a população em geral.

Limpeza e reabilitação das margens do Alviela Data: 19 de Outubro

Horário: 10h00 às 13h00

Durante esta atividade será realizado o corte de vegetação, arranque de espécies de flora invasora e recolha de resíduos nas margens deste rio, com o apoio dos sapadores florestais do Município de Alcanena. Durante a atividade ocorrerá a sensibilização para a importância do bom estado de conservação das galerias ripícolas para a biodiversidade, assim como o impacto das espécies de fauna e flora invasoras na qualidade dos ecossistemas ribeirinhos.

De canoa eu vou| Data:25 de Outubro

Horário: 10h00 às 13h00

A atividade consiste num percurso em canoa, ao longo de um troço do rio Alviela, dando a conhecer o património natural e cultural associado a este rio, alertando também para o impacto de algumas atividades humanas neste ecossistema. Ao longo deste percurso será realizada uma ação de limpeza com a recolha dos resíduos encontrados no leito e nas margens do rio.

Todas estas atividades são gratuitas mas de inscrição obrigatória através do info@alviela.cienciaviva.pt ou 249 881 805.

Notícia criada em 27-09-2018 0:45 | Imprimir Notícia

 
         
Câmara Municipal de Alcanena Agência Ciência Viva Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas Instituto Politécnico de Leiria