O Centro Ciência Viva do Alviela faz 12 anos e comemora o seu aniversário em ambiente natalício

Dia 15 de dezembro, é dia de festa no Centro Ciência Viva do Alviela. Comemoramos 12 anos e oferecemos entrada gratuita nas nossas exposições, das 10h00 às 18h00.

Às 15h30, há Café de Ciência: A árvore e a estrela de Natal. O astrónomo Máximo Ferreira, Diretor do Centro Ciência Viva de Constância, explica-nos que fenómeno poderá ter ocorrido no céu e que foi interpretado pelos “Reis Magos” como a “estrela” que os guiaria ao local onde havia nascido o “filho de Deus”. Seria um cometa? Um meteoro? Com recurso a modernos meios de simulação do céu, demonstrar-se-ão alguns dos fenómenos astronómicos que têm sido considerados nas pesquisas levadas a cabo ao longo dos tempos. Pedro Bingre do Amaral, da Escola Superior Agrária de Coimbra, fala-nos da árvore de Natal e qual o grupo de plantas ou espécies usualmente utilizadas como árvore de Natal em Portugal e em outros países do Mundo. Sabe como se iniciou a tradição da árvore de Natal em Portugal? Donde virá a associação do vermelho ao Natal: da imagem do Pai Natal ou da planta utilizada pelos povos celtas na comemoração do solstício de inverno?

Às 17h00 sopramos as velas do nosso bolo de aniversário e brindamos aos 12 anos de promoção da cultura científica, em Alcanena.

A Floresta – Centro Ciência Viva de Proença a Nova, ofereceu-nos pinheiros-bravos provenientes da limpeza das florestas que, desde o dia 1 de dezembro, estão disponíveis no CCVAlviela para quem quiser fazer a sua árvore de natal recorrendo a um produto natural. Limpamos a floresta e reflorestamos: juntamente com o pinheiro-bravo é oferecido um pinheiro-manso. Já veio buscar a sua árvore de Natal?

Venha comemorar connosco!