é o mote dos Cafés de Ciência deste ano no Centro Ciência Viva do Alviela. Aproveite a boleia supersónica e modernize-se
2016 é o ano do futuro no Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio. Tecnologia transparente, outernet, transportes supersónicos, carros movidos a hidrogénio, modificação genética de alimentos ou aumento da esperança média de vida são os temas que preenchem os Cafés de Ciência promovidos por este espaço de ciência em algumas noites de sexta-feira, às 21h00.
Elvira Fortunato, reconhecida e premiadíssima investigadora na área da tecnologia transparente, deu início aos Cafés de Ciência deste ano com uma atenta audiência de mais de 80 pessoas de todas as idades, no dia 22 de janeiro. A cientista, que tem raízes no concelho de Alcanena, revelou-nos que dentro de materiais comuns como a pasta de dentes ou o pó de talco podemos encontrar potencial para fazer circuitos eletrónicos. A eletrónica de papel ou transparente promete introduzir uma revolução no preço dos equipamentos, assim como melhorar o meio ambiente, na medida em que utiliza materiais biodegradáveis.
Da tecnologia transparente passamos à Internet, mas propriamente à Outernet. Dia 1 de abril, venha perceber as mudanças que o acesso gratuito e universalizado à Internet trazem ao futuro das sociedades e as alterações ao nível da privacidade dos dados, com Pedro Veiga, professor catedrático da Faculdade de Ciências de Lisboa.
Em maio, é altura de falarmos de transportes supersónicos. Imagine voar de Nova York a Tóquio em 4 horas em vez das 15 horas atuais! Isso vai ser possível com os aviões supersónicos. Descubra como vão ser as sociedades futuristas com o avanço dos transportes.
Os carros movidos a hidrogénio estacionam no Centro Ciência Viva do Alviela em junho para nos explicar quais as vantagens e obstáculos a esta tecnologia.
Da estrada passamos para a mesa, onde serão servidos genes em setembro, acompanhados dos benefícios e desvantagens que nos podem trazer os alimentos transgénicos.
Terminamos com um assunto que a todos interessa: a esperança de vida. Será possível viver até aos 200 anos? Que repercussão terá o envelhecimento da população, ao nível da sociedade e economia, no futuro? Conheça as possíveis respostas a estas questões em novembro, no último Café de Ciência de 2016.
Para além dos Cafés de Ciência, a programação deste ano do Centro Ciência Viva do Alviela conta com atividades diversificadas e para todos os públicos, como projetos de educação científica e ambiental nas escolas, formação de professores, atividades de ocupação das férias letivas para crianças e jovens, passeios científicos, workshops para séniores, festas de aniversário e cinema.
Mais informações e fotos: www.alviela.cienciaviva.pt ou www.facebook.com/CCVdoAlviela