O Centro Ciência Viva do Alviela é um espaço de divulgação científica e tecnológica, integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva.
Inaugurado a 15 de Dezembro de 2007, este Centro foi desenvolvido com o objetivo de valorizar o imenso património natural da nascente do rio Alviela e zona envolvente, funcionando simultaneamente como recurso estratégico de divulgação científica e educação ambiental. Em 2011, o Centro Ciência Viva do Alviela foi constituído como associação científica e técnica sem fins lucrativos, tendo como associados fundadores a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Câmara Municipal de Alcanena, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Os morcegos, a água e o carso são as temáticas exploradas neste Centro Ciência Viva através de exposições interativas e de atividades diversas para os vários públicos, das quais se destacam a Noite dos Morcegos, os Cafés de Ciência, os programas de ocupação nas férias escolares e os passeios científicos.