O Centro Ciência Viva do Alviela foi um dos 26 bens culturais, no Médio Tejo, certificado pela Herity (entidade internacional, reconhecida pela UNESCO, para a avaliação e certificação da qualidade na gestão do património cultural em todo o mundo). O Sistema de Avaliação Global de HERITY (HGES - HERITY Global Evaluation System) é assim o sistema para certificar a qualidade da gestão de Monumentos, Sítios, Museus, Bibliotecas e Arquivos.
A certificação, que foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo no âmbito do projeto “Afirmação Territorial do Médio Tejo”, constitui-se como uma iniciativa de elevada relevância, colocando esta região num lugar de excelência a nível mundial, a par dos mais de 240 bens certificados em todo o mundo. Trata-se assim de um projeto de internacionalização da região, pretendendo-se a criação de uma rede patrimonial integrada.
HERITY é um acrónimo que resulta da união das palavras inglesas Heritage (Património) e Quality(Qualidade). A certificação é emitida por um período de três anos, analisando os seguintes parâmetros: perceção do valor (RELEVÂNCIA), estado de manutenção e restauro (CONSERVAÇÃO), informação transmitida ao visitante (COMUNICAÇÃO) e qualidade de acolhimento (SERVIÇOS). O Centro Ciência Viva do Alviela obteve 4 pontos (numa escala de 1 a 5) em 3 dos critérios (Serviços, Comunicação e Relevância) e 3 pontos no critério Conservação (note-se que o processo de certificação decorreu durante um período em que o Centro esteve em obras de requalificação).
Mais info em http://www.herity.pt/