O Centro Ciência Viva do Alviela foi um dos 22 finalistas do prémio Natura 2000 Award, entre 163 projetos a concurso em cinco categorias diferentes: comunicação, valor sócio-económico acrescentado, conservação, reconciliar interesses/perceções e networking e colaboração entre-fronteiras. Na categoria Comunicação, o Centro Ciência Viva do Alviela apresentou a candidatura “Knowing and preserving the 12 bat species of Alviela’s cave – Portugal”, que abrangeu o Observatório de Morcegos Cavernícolas, a exposição interativa Quiroptário e a atividade “Noite dos Morcegos”.

 

Apesar de a candidatura do CCVAlviela não ter sido a vencedora na categoria, foi bastante apreciada e felicitada pelo júri. O vencedor da categoria foi a República Checa, com o projeto Rediscovered Steppes of the Louny region – Czech Republic.

 

Esta distinção criada pela Comissão Europeia para “celebrar e promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa” pretende sobretudo divulgar publicamente a rede Natura 2000 e demonstrar a sua importância na preservação da biodiversidade na Europa.

 

O prémio consistiu num troféu e uma pequena contribuição financeira para ajudar a suportar esforços de conservação futuros. A Comissão irá também apoiar a organização de eventos promocionais locais nos países de cada um dos vencedores. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 21 de maio de 2014, em Bruxelas, onde o Centro Ciência Viva do Alviela esteve presente.

 

A Rede Natura 2000 abrange uma enorme variedade de diferentes locais um pouco por todo o mundo. Um desses locais é a nascente do Rio Alviela, inserindo-se no Sítio Serras de Aire e Candeeiros – PTCON0015, pertencente à Lista Nacional de Sítios da Rede Natura 2000.

 

Mais info em Natura 2000 Award

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity