Processos de fabrico, queijos tradicionais e regionais em Portugal e características dos queijos da Serra de Santo António são algumas das temáticas em discussão neste delicioso Café de Ciência

Dia 30 Maio às 21h30, o Café de Ciência no Centro Ciência Viva do Alviela vai ser acompanhado com queijos variados produzidos na Serra de Santo António, Alcanena.

“Queijos no Café de Ciência” é o tema de uma conversa com Manuela Barbosa, ex- investigadora sénior do INETI, especialista no domínio da ciência e tecnologia do leite e produtos lácteos e com Célia Costa, técnica responsável da Empresa “Lacticínios Santos Costa, Lda.”

Provavelmente muitos não sabem que o queijo foi um dos primeiros alimentos transformado pelo Homem. Este alimento, apreciado por muitos, tem grande importância gastronómica e elevado valor nutricional, mas poucos o conhecem verdadeiramente!

Convidamos os participantes a descobrir qual o significado e o valor dos queijos tradicionais e regionais em Portugal.

Queremos que descubram ainda as características particulares dos tradicionais queijos da Serra de Santo António, produzidos nesta região há várias décadas com leite de animais que pastoreiam nas típicas paisagens cársicas, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Vamos conhecer o seu processo de fabrico, desde a escolha do leite, à prensagem, passando pela coagulação e moldagem. Será que sabem qual é a melhor forma de conservar um queijo? O queijo é um misto de arte, técnica e ciência.

Os participantes que preparem os seus palatos para saborearem os queijos da serra, neste Café de Ciência!

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 31 de agosto
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity