Corujas, morcegos, lobos e outros mais. Animais notívagos dão o mote às comemorações do Dia Mundial das Famílias e Dia Internacional da Diversidade Biológica no Centro Ciência Viva do Alviela
Provavelmente não é do conhecimento geral que as Corujas-das-Torres detetam um alvo a 10 metros de distância, os morcegos orientam-se pelo som e os lobos utilizam sobretudo o olfato e a audição enquanto caçam. No dia 17 de maio, a partir das 16h30, o Centro Ciência Viva do Alviela lança um desafio: conhecer os "Predadores da Noite".
Começamos por desvendar alguns segredos acerca do Lobo Ibérico e das rapinas noturnas. Após um momento de agradável convívio num pic-nic partilhado ao final do dia, deslocamo-nos até à entrada de uma gruta e vemos a saída dos morcegos para caçar. Por fim, observamos ainda como comunicam as rapinas no seu habitat natural de uma forma que só elas compreendem.
A iniciativa é realizada com a colaboração do Grupo Lobo e da Universidade de Évora para comemorar o Dia Mundial das Famílias e o Dia Internacional da Diversidade Biológica.
Esta atividade tem um custo de 3€ por participante e 10€ por família (2 adultos e até 3 crianças). As inscrições são obrigatórias e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.
Programa
16h30 – Receção dos participantes
Introdução ao evento
17h00 – O Lobo Ibérico em Portugal - Prof. Francisco Petrucci-Fonseca (Grupo Lobo)
17h30 – As rapinas noturnas – Dra. Ana Marques (Projeto TytoTagus)
18h00 – O jantar da coruja
18h30 – Pic-nic partilhado
19h30 – “Noite dos Morcegos” - Dra. Maria João Silva (CCVAlviela) (atividade no exterior)
21h30 – “Comunicar com as rapinas” – Dra. Ana Marques (Projeto TytoTagus) (atividade no exterior)