O filme do Geódromo transporta-nos numa viagem virtual ao longo de 175 milhões de anos, acompanhando a formação e evolução geológica do Maciço Calcário Estremenho desde o Jurássico Médio, época em que os dinossauros deixaram as suas pegadas na Serra de Aire. Ictiossáurios, Pteorossáurios, Saurópodes, são estes os nossos primeiros companheiros de viagem, numa jornada pelo ambiente marinho em que se formaram alguns dos calcários do Maciço.

Segue-se a entrada em órbita para a observação da separação da Pangeia e o início da deriva dos continentes, já no período Cretácico. Alguns milhões de anos depois observamos a queda do meteorito que terá aberto a cratera de Tore ao largo da Nazaré. Ainda em órbita, e localizada a nascente do rio Alviela, aproximamo-nos do Maciço e observamos a sua orogenia, acompanhando os acidentes tectónicos do Planalto de Santo António e a elevação das costas de Mira-Minde e Alvados.

Aproxima-se o Quaternário e com ele o último grande período glaciar, o Würm, onde o Homem do paleolítico protagoniza uma cena de caça. Continuamos a acompanhar grandes modificações climáticas que tiveram um papel fundamental na modelação da paisagem, até atingirmos a atualidade.

Já em imagens reais, seguimos o percurso subterrâneo da água através das galerias que a conduzem até à nascente do rio Alviela. Entrando na pele de um espeleísta, enveredamos pelas grutas, observando os diversos espeleotemas, até sairmos finalmente na nascente temporária dos Olhos d'Água, e regressarmos ao CARSOSCÓPIO. 175 milhões de anos revistos em 12 minutos numa emocionante e divertida viagem virtual pelo Maciço Calcário Estremenho.

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity