A acção inicia-se no Sistema Solar, com uma aproximação ao Planeta Terra e uma breve enumeração das várias regiões climáticas, entre elas aquela em que se insere a nascente do rio Alviela - uma zona temperada com características mediterrânicas.

Após situarmos o Maciço Calcário Estremenho no seio do conjunto montanhoso Montejunto-Estrela, é isolada a bacia de alimentação do rio Alviela, que se estende ao longo de 180km2. Aqui percebemos alguns dos fenómenos que fazem com que a água se infiltre na rocha e oferecem assim condições ideais para que exista nesta região calcária uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do país.

Depois de descritas as características atmosféricas particulares desta região, é-nos apresentado um fenómeno ilustrativo da relação entre a geomorfologia e o clima: o Polje de Mira-Minde.

Partimos de seguida para o bloco calcário onde surge a nascente dos Olhos d'Água do rio Alviela, que é também atravessado pela Ribeira dos Amiais. É aqui possível observar fenómenos característicos da erosão da rocha calcária, que podem igualmente ser testemunhados in loco no Percurso Pedestre dos Olhos d'Água do Alviela.

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity