A acção inicia-se no Sistema Solar, com uma aproximação ao Planeta Terra e uma breve enumeração das várias regiões climáticas, entre elas aquela em que se insere a nascente do rio Alviela - uma zona temperada com características mediterrânicas.
Após situarmos o Maciço Calcário Estremenho no seio do conjunto montanhoso Montejunto-Estrela, é isolada a bacia de alimentação do rio Alviela, que se estende ao longo de 180km2. Aqui percebemos alguns dos fenómenos que fazem com que a água se infiltre na rocha e oferecem assim condições ideais para que exista nesta região calcária uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do país.
Depois de descritas as características atmosféricas particulares desta região, é-nos apresentado um fenómeno ilustrativo da relação entre a geomorfologia e o clima: o Polje de Mira-Minde.
Partimos de seguida para o bloco calcário onde surge a nascente dos Olhos d'Água do rio Alviela, que é também atravessado pela Ribeira dos Amiais. É aqui possível observar fenómenos característicos da erosão da rocha calcária, que podem igualmente ser testemunhados in loco no Percurso Pedestre dos Olhos d'Água do Alviela.