Neste módulo, vamos mostrar-lhe como funciona uma nascente cársica comum, como a nascente do rio Alviela (a mais importante nascente cársica do país).

Experimente transportar nuvens até à região montanhosa do Maciço Calcário Estremenho, provocando uma verdadeira tempestade. Consegue imaginar o que acontece?

 

«Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura»

A água das chuvas que se precipita sobre as regiões calcárias vai dissolvendo a rocha, esculpindo à superfície formas típicas do relevo cársico tais como campos de lapiás ou dolinas (depressões fechadas em forma de concha ou funil). Ao penetrar em profundidade, a água das chuvas alarga as fraturas, originando grutas.

Um importante reservatório de água

Ao infiltrar-se nas fraturas da rocha calcária, a água das chuvas forma importantes reservatórios de água doce: os aquíferos cársicos. É nas fraturas que a maioria desta água surge à superfície, em nascentes que podem ser permanentes ou temporárias. Os Olhos d'Água do Alviela representam a mais importante nascente cársica do país, tendo abastecido Lisboa desde 1880 até bem próximo da atualidade, através da grande obra arquitetónica “Aqueduto das Águas Livres” (aqueduto com 120 km de extensão).

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity