Centro Ciência Viva do Alviela promove café de ciência sobre a indústria dos curtumes
No dia 24 de Janeiro, às 21h00, há Café de Ciência no Centro Ciência Viva do Alviela. Convidámos o Dr. Alcino Martinho e os engenheiros Filipe Crispim e Nuno Silva, do CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, para a conversa “Uma questão de pele”.
O tratamento de peles é uma indústria milenar, que transforma um subproduto da indústria alimentar num produto nobre, e com elevada valorização por exemplo na indústria da moda e no automóvel.
O tradicional modo de produção, assente em processos químicos, gera níveis de poluição importantes, mas a investigação de novos processos tem vindo a substituir estes por processos biológicos, cujos resíduos são mais fáceis de tratar e menos nocivos para o ambiente.
O tratamento das peles, desde a ribeira, passando pela curtimenta, até ao acabamento, envolve a produção de vários resíduos, cada qual a exigir um tratamento adequado. Neste processo, a água é o elemento a proteger, uma vez que é utilizada na maioria das operações realizadas nos curtumes. Esta água deve ser tratada e devolvida ao meio ambiente com a qualidade exigida por lei. Qual é, então, o futuro do tratamento de resíduos?
Não perca este Café de Ciência e fique a saber como está a evoluir a tecnologia, na indústria dos curtumes, e o que tem sido feito para minimizar os impactos ambientais.
Uma questão de pele, no Centro Ciência Viva do Alviela.