15 de dezembroCentro Ciência Viva do Alviela comemora mais um aniversário com cerca de 80 mil visitantes
Um, dois, três, quatro, cinco, seis. Já contamos meia dúzia de anos a divulgar ciência e tecnologia. Quase a alcançar os 80 mil visitantes, o Centro Ciência Viva do Alviela apresenta-se agora com exposições renovadas e novos conteúdos, com destaque para este bem tão precioso que é a água.
Biologia, geologia, hidrogeologia, paleontologia, muitas são as temáticas aqui abordadas. O Geódromo, o Carso e o Quiroptário continuam a fazer as delícias dos visitantes, contando a história do Maciço Calcário Estremenho num simulador de realidade virtual, revelando o percurso subterrâneo da água a 3 dimensões e dando, aos visitantes, a possibilidade de se colocarem “na pele” de um morcego, em diversos módulos interativos.
Comemoramos este aniversário com uma programação especial, onde não faltam ciência, atividades e bolo de aniversário. A entrada é gratuita.
PROGRAMA11h00 – Teatro “Uma vida de morcego” (crianças dos 3 aos 5 anos)11h00 – Percurso pedestre interpretativo14h30 – À volta do Carsoscópio (Peddy-paper)17h00 – Soprar as velas
6 anos de atividade com quase 80 mil visitantesAlém das visitas à exposição interativa, que se aproximam das 80 mil, o Centro Ciência Viva do Alviela conta ao longo destes 6 anos com inúmeras atividades e eventos organizados, destacando-se a oferta educativa para escolas, com passeios pedestres, saídas de campo, jogos lúdico-pedagógicos e atividades experimentais.
Este espaço de divulgação da ciência e tecnologia é o 17º da Rede de Centros da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e foi inaugurado a 15 de Dezembro de 2007 pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. O Centro Ciência Viva do Alviela tem como associados fundadores a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Câmara Municipal de Alcanena, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O Centro dispõe de alojamento, auditório, loja e salas polivalentes para atividades.