AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO


Destina-se a professores do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário (grupo de docência 520)


Consulte a ficha técnica aqui e faça aqui a sua inscrição.


Com esta formação pretende-se contribuir para a promoção da literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, nas principais doenças cardiovasculares e os seus fatores de risco, assim como nos contributos da ciência e tecnologia para minimizar os problemas associados às doenças cardiovasculares. Igualmente, ao facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula, e de forma integrada com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação, é nosso objetivo promover as atividades experimentais como uma importante ferramenta no ensino/aprendizagem da saúde cardiovascular, contribuindo simultaneamente para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, bem como promover o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipa.


Metodologias

Serão utilizadas metodologias ativas que promovam a intervenção participativa dos formandos, valorizando a sua experiência pedagógica e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante a ação de formação. Durante esta ação serão exploradas ferramentas pedagógicas digitais, metodologias e técnicas de investigação, que visam favorecer a integração do método experimental, construção do pensamento crítico e aprendizagem em contexto real, complementando os conteúdos teóricos.


Esta formação é gratuita.


Local da Formação - Carsoscópio - Centro Ciência Viva do Alviela

Data da Formação -  20 de abril de 2024 | 10h às 13h e das 14h às 17h

Formadores

Responsável: Inês Sofia Oliveira, Doutorada em Biologia Celular, CCPFC/RFO34383/14

Outros formadores: Paula Oliveira, Doutorada em Ciência Biomédicas (CCUL, FMUL) | Filipe Rocha, Mestre em Biologia Molecular e Genética (CCUL, FMUL)

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity