Exposição de pintura de Luísa Ferreira Nunes
20jun a 30set
Uma exposição organizada pelo Centro Ciência Viva da Floresta
O interesse pelo mundo natural, por parte de muitas mulheres ao longo da história, foi negligenciado e esquecido.
Esta exposição "Mulheres Naturalistas do Passado", de Luísa Ferreira Nunes, pintada durante a pandemia, mostra catorze mulheres inspiradoras e influentes, cujas descobertas trouxeram conhecimentos incríveis sobre a flora, a fauna e a biodiversidade do planeta. Desafiaram convenções e correram riscos para trazer ao mundo o conhecimento de espécies nunca antes descritas.
Muitas eram ilustradoras, pois era a única forma de registar o que viam. Exploradoras curiosas pelo mundo natural, mulheres diferentes, algumas absolutamente incompreendidas pelo seu sentido visionário.
De Maria Sibylla Merian (século XVII) que viajou sozinha para as florestas do Suriname, a Jane Goodall que estudou a vida social dos chimpanzés na Tanzânia. Incluindo também Rachel Carson, Marjory Latimer, Jeanne Baret e tantas outras, esta exposição pretende mostrar as histórias e descobertas de mulheres que se dedicaram a enriquecer o conhecimento sobre o mundo natural. Espíritos livres e muito à frente do seu tempo.
Luísa Nunes é professora de ecologia e entomologia no Instituto Politécnico de Castelo Branco. A paixão pelo naturalismo levou-a a várias expedições em regiões remotas do mundo. A ilustração é o seu principal hobby, com dezoito livros publicados. O mais popular é o seu diário ilustrado, cujo tema muda anualmente.
