Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 24 e 30 de novembro 2025, a ciência será novamente a grande protagonista e há centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência em todo o país.
A Semana da Ciência e da Tecnologia inclui o Dia Nacional da Cultura Científica , estabelecido a 24 de novembro em homenagem ao professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.
Programação do Centro Ciência Viva do Alviela
I - Público Geral
29 de novembro (sábado) | 16h00
Local: Centro Ciência Viva do Alviela
Café de Ciência - Mentes e Máquinas: A Revolução da IA na Ciência
26 de novembro (quarta-feira) | 9h30 às 12h30
Local: Mercado Municipal
A ciência vai ao mercado!
Entre bancas e sabores, vamos desvendar a ciência escondida na água.
Observar, experimentar e surpreender-se com uma experiência interativa sobre a água e as suas propriedades incríveis! Será um momento de ciência ao vivo, para todas as idades.
Junte-se a nós na celebração da Semana da Ciência e da Tecnologia de uma forma diferente — porque a ciência também acontece no mercado!
II - Outros Públicos
Castanhas com Ciência
Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia (24 a 30 de novembro), a ciência vai cheirar a outono nas escolas do Agrupamento de Escolas de Alcanena!
Nas AEC, os alunos vão participar na atividade “Castanhas com Ciência”, onde o tradicional e o científico se juntam à volta da mesma fogueira.
Vamos descobrir porque razão as castanhas precisam de levar um corte antes de serem assadas e como o calor transforma os alimentos. O que será que acontece dentro das castanhas quando aquecem? Será magia… ou ciência?
Uma forma deliciosa de aprender ciência, com sabor a castanha e espírito de descoberta!
Mentes em Ação
25 de novembro | 14h00
O Centro Ciência Viva do Alviela junta-se à Universidade Sénior de Alcanena para uma atividade muito especial para marcar a Semana da Ciência e da Tecnologia!
Vamos descobrir o mundo da programação de forma simples e divertida, com a ajuda de robôs!
Uma sessão pensada para mostrar que aprender a programar não tem idade, basta curiosidade e vontade de experimentar.
