27 de Setembro é dia de trazer as galochas e lanterna e conhecer melhor o rio Alviela
18-09-2013
Como estará a água do nosso planeta em 2020? Será suficiente para abastecer toda a população? E qual será a qualidade da água dos nossos rios? Estas são algumas das temáticas em debate a 27 de setembro na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) do Centro Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO: “Alviela @t Night”, um evento dedicado à perspetivação de cenários possíveis para a água potável em 2020.
Às 19h30 os participantes calçam as suas galochas, pegam na lanterna e vão conhecer melhor o Rio Alviela num percurso pedestre noturno desde a nascente até à Ponte da Pedra, acompanhando o leito do rio com investigadores de diversas áreas. José António Crispim e uma equipa de espeleomergulhadores, da Sociedade Portuguesa de Espeleologia, Maria João Correia, da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, e Patrícia Silva, do Clube Bio-Ecológico Amigos da Vida Selvagem, são os investigadores presentes na edição 2013 da NEI no Centro Ciência Viva do Alviela.
A atividade inicia-se com uma abordagem sobre a geologia da região e sobre os trabalhos de investigação em curso na bacia de alimentação do Rio Alviela. O percurso insere-se ainda no âmbito do Projeto Rios, um programa a nível nacional que prevê a adoção de troços de rios um pouco por todo o país, visando a sua preservação.
Para acalmar os estômagos na companhia da ciência, às 21h30 os participantes terão um café de ciência ao ar livre, onde a conversa se centrará nas temáticas abordadas ao longo do percurso noturno. Podem também aproveitar para saborear alguns dos produtos mais conhecidos da região.
Durante a manhã, decorre ainda a atividade experimental “Tudo numa gota de água”, onde serão analisados alguns parâmetros de qualidade da água da nascente do Rio Alviela e da Ribeira dos Amiais, tais como a turvação ou a temperatura.
A NEI é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que visa aproximar o público da ciência e dos cientistas e realiza-se em simultâneo em 28 localidades de todo o país, com atividades subordinadas ao tema O FUTURO EM 2020.
As inscrições para a atividade são gratuitas e devem ser realizadas através do número 249 881 805 ou do e-mail info@alviela.cienciaviva.pt.
Centro Ciência Viva do Alviela
O Centro Ciência Viva do Alviela reabriu recentemente as suas portas ao público, no passado dia 4 de abril. Este espaço de ciência e tecnologia foi reformulado para melhor servir os visitantes, dispondo agora de uma nova fachada, um terraço e um espaço de receção/loja. Também as exposições interativas foram alvo de requalificação, destacando-se a criação de uma nova área no Carso, sala dedicada à formação do carso e à ação da água sobre a rocha. Novos módulos no Quiroptário e a experiência de viajar no simulador de realidade virtual do Geódromo completam a oferta aos visitantes do CCVAlviela, que têm neste Centro Ciência Viva uma porta de entrada para explorar toda a região do Maciço Calcário Estremenho.