Preferem a noite ao dia e estão perfeitamente adaptados a viver na escuridão. Dia 14 de setembro, a partir das 16h00, conheça animais notívagos como as corujas, os morcegos ou alguns carnívoros e descubra algumas das suas características e adaptações à vida noturna.

Sabia que as Corujas-das-Torres detetam um alvo a 10 metros de distância ou que os morcegos se orientam na escuridão utilizando apenas o som? Na iniciativa O turno da noite, desvendamos alguns segredos acerca dos carnívoros, com Miguel Rosalino, do Centre for Ecology Evolution and Environmental Ch! anges (CE3C) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e das rapinas noturnas, com o Ricardo Brandão, do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens). Maria João Silva, do Centro Ciência Viva do Alviela, revela-nos algumas curiosidades sobre morcegos. Sabe como se orientam estes mamíferos voadores com uma precisão incrível na total ausência de luz?

Segue-se um agradável convívio num picnic partilhado, onde será libertada uma rapina que se encontra em recuperação no CERVAS. Terminamos o dia com um passeio noturno para observação de algumas espécies de animais notívagos que podemos encontrar na envolvente do rio Alviela.

A iniciativa serve de warm up para a inauguração da exposição temporária Visões - O Interior do Olho Humano, patente no Centro Ciência Viva do Alviela a partir do dia 28 de Setembro.

Esta atividade tem um custo de 3? por participante. As inscrições são obrigatórias e ! poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.

Programa:
16h00 - Carnívoros, rapinas noturnas e morcegos
Quais as adaptações à vida noturna?
18h00 - Picnic partilhado
19h30 - Passeio noturno

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity