No dia 11 de maio há insetos no Alviela.


17h00 Exposição Naturia Secreta


Inauguração da exposição de ilustração, Naturia Secreta, de Luísa Ferreira Nunes, que reúne 22 ilustrações de coleópteros, conhecidos por insetos-jóia, oriundos de diversos locais do mundo. Pela estética das suas formas, texturas e cores, estes insetos exóticos são muito procurados por colecionadores, estando alguns quase extintos. Nesta exposição celebramos um dos mais diversos grupos de organismos do planeta - os insetos, falando da sua ecologia e estatuto de conservação. Esta exposição pretende chamar a atenção do público para o tráfico de espécies ameadas, o 3º maior negócio ilegal a seguir ao tráfico de armas e droga.


20h30 Café Ciência: Porque brilhas, pirilampo?


Os pirilampos são bioluminescentes, ou seja, são capazes de emitir luz e por esta razão sempre fascinaram o homem remetendo-o aos sonhos de infância e aos contos de fadas. Sérgio Rodrigues, Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, vem falar-nos dos principais "ingredientes" da reação química responsável pela bioluminescência bem como as caraterísticas da luz produzida por estes incríveis animais! Sabia que os pirilampos produzem luz mais eficiente do que a maioria das lâmpadas incandescentes?


21h30 Passeio Científico: Pirilampos à solta


Na companhia da entomóloga Eva Monteiro, propomos uma caminhada entre carrascos, medronheiros e urzes em busca de pirilampos, que nos oferecem um espetáculo único durante esta época do ano! Vamos descobrir a história de vida destes animais, o seu comportamento, a sua alimentação e por que razão é cada vez mais rara a sua observação.


As atividades são gratuitas mas as inscrições são obrigatórias e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity