O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio valoriza o património cultural da região e, este ano, temos uma série de oficinas de ofícios da região do Maciço Calcário Estremenho: olaria, fabrico de velas, tecelagem e produtos em pele.
No dia 14 de julho, às 15h00 vamos saber mais sobre a tecelagem, uma técnica através da qual se produzem tecidos cruzando fios verticais e horizontais. Teares, fusos ou rodas são alguns dos equipamentos necessários para a tecelagem. Em Alcanena, a indústria têxtil desenvolveu-se sobretudo nos anos que se seguiram à II Guerra Mun! dial, nomeadamente na vila de Minde. A história das mantas de Minde tem quase 400 anos e, atualmente, o produto deixou de ser popular para passar a ser de luxo, dado que a lã é 100% de ovelha e a produção totalmente artesanal.
Nesta atividade vamos conhecer o atelier de tecelagem de Edite Lopes, na Serra de St. António, onde se faz uso dos poucos teares ainda em funcionamento na região, e experimentar este magnífico ofício. Contamos com o acompanhamento de Rita Salvado, docente da Universidade da Beira Interior e Diretora do Museu de Lanifícios da Covilhã, que nos vai desvendar os segredos da matéria prima da tecelagem e a investigação científica realizada na área.
O ponto de encontro é às 15h00, na Igreja Matriz da Serra de Santo António (Alcanena).
As inscrições são obrigatórias e limitadas a 20 pessoas (3?/pessoa) e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.
Inscreva-se já e venha tecer connosco!