No dia 19 de maio, às 21 horas, há Café Ciência no Centro Ciência Viva do Alviela e o conhecimento sobre a mente humana e os avanços na inteligência artificial vão ser o tema de conversa.
Já imaginou um avião não tripulado, ou um drone, a ser comandado apenas através da mente? Parece ficção, mas já é real. O conhecimento do funcionamento do nosso cérebro tem permitido desenvolver a inteligência artificial e aplicações que até hoje não eram possíveis, como utilizar estímulos do cérebro para comandar equipamentos à dis! tância e no desenvolvimento de vários tipos robôs. Como?
Nuno Loureiro e João Frazão, investigadores da Fundação Champalimaud, trazem a este Café Ciência uma touca com elétrodos para nos explicar como funciona esta tecnologia que poderá vir a ter aplicações diversas, tais como ajudar pessoas com limitações físicas a controlar uma cadeira de rodas, ou a televisão, fazendo uso apenas da mente. Será esta tecnologia acessível a todos? A tão imaginada fusão cérebro-máquina está a chegar!
Inscreva-se e venha experimentar a touca de elétrodos.
As inscrições são gratuitas, obrigatórias e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt
Mais informação em www.alviela.cienciaviva.pt