Sabia que o Maciço Calcário Estremenho se formou há mais de 170 milhões de anos? No dia 8 de abril, acompanhe-nos numa saída de campo ao Planalto de Santo António e conheça os eventos mais relevantes do processo de formação deste grande bloco de calcários. Falamos sobre as unidades geomorfológicas que o compõem, num percurso pedestre de cerca de 4 kms de extensão, onde vamos também pisar a avermelhada terra rossa, rica em óxidos de ferro.

Do topo da encosta de Alvados, avistamos importantes estruturas geológicas da região como a depressão de Alvados, o vale ! da Canada e a Serra de Aire. Entre estes solos inóspitos, encontramos condições propícias ao desenvolvimento de espécies aromáticas e orquídeas selvagens, que podem ser observadas nesta altura do ano.

A iniciativa insere-se na Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, que decorre de 3 a 9 de abril com atividades em todo o continente e Região Autónoma dos Açores (programa de atividades em www.roteirodeminas.pt).

O encontro é às 9h30, no Largo da Igreja da Serra de Santo António, e o percurso tem a duração máxima de 3h30.

Traga sapatos confortáveis, água, merenda, máquina fotográfica e... chapéu de sol!

Nº MÁX. PARTICIPANTES: 20
PÚBLICO-ALVO: Famílias (idade mínima 10 anos)
VALOR INSCRIÇÃO: 3,00€ / participante

Faça já a sua inscrição através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity