No dia 18 janeiro, às 16h00, há Sabores com Ciência no Centro Ciência Viva do Alviela com degustação de mel.

Quem nunca bebeu um chá de limão com mel, quando se sentiu constipado? Desde cedo nos habituamos a consumir mel no seu estado líquido ou sólido, reconhecendo as suas propriedades terapêuticas. Maria Manuel Gil, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE – IPLeiria), traz-nos um projeto que visa otimizar o processo de obtenção de mel em pó. Que vantagens traz este novo produto, ao consumidor e à indústria?

Apreciamos o mel mas o que andamos a fazer para proteger as abelhas? Nuno Capela, do Centro de Ecologia Funcional (Univ. de Coimbra), traz-nos dois projetos em que está a trabalhar neste momento e que têm como objetivo uma melhoria na saúde das colónias de abelhas melíferas: o projeto B-GOOD, que visa a criação de uma apicultura mais sustentável, e o projeto ApisRam, que visa criar um modelo de análise de risco de pesticidas em abelhas melíferas.

No dia 18, venha tomar chá / café connosco. A tarde promete ser docinha!

 

A atividade tem um custo de 2€ / pessoa e as inscrições são limitadas e obrigatórias. Faça a sua inscrição através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.

 

Nesta sessão teremos oportunidade de degustar e adquirir produtos dos produtores:

- Henrique Abreu [Mel da Montanha]

- Óscar Correia [Bugalhos]

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity