As exposições são feitas para muitas pessoas.
As exposições são feitas por poucas pessoas.
Mas o que distingue uma exposição feitas para muitas pessoas e feitas por, também muitas pessoas?

A exposição Astronomia em Imagens – as escolhas da equipa do Centro Ciência Viva de Lagos, tem imagens disponibilizadas por instituições de investigação espacial como a NASA, ESA (Agência Espacial Europeia) ou ESO (Observatório Europeu do Sul).

Esta exposição teve a curadoria conjunta da equipa do Centro, incluindo a Direção, pois todos os seus membros foram convidados a escolher três imagens, cada um, que, de alguma forma, os tivessem sensibilizado, quer do ponto de vista científico, quer mesmo do ponto de vista emocional ou pessoal.

O Centro Ciência Viva de Lagos produziu esta exposição com os objetivos de:
1 envolver toda a equipa num processo de curadoria conjunta, em que todos se sentissem participantes numa exposição que é parte das comemorações dos 10 anos do seu local de trabalho;
2 apresentar imagens que são o produto da investigação de um dos campos da Ciência com maior fascínio nas pessoas: a Astronomia. Escolhemos igualmente os avanços no conhecimento astronómico como uma analogia às Descobertas portuguesas – uma aventura no desconhecido, uma aposta no conhecimento, uma aventura pela descoberta.
3 utilizar, promover e disseminar conteúdos científicos produzidos ao abrigo do modelo de Ciência Aberta (Open Science) que permite uma verdadeira transferência de conhecimento científico para a Sociedade.

Visite!