O Dia Mundial das Zonas Húmidas marca a data da adoção da Convenção sobre Zonas Húmidas, em 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.

A Convenção de Ramsar, é um tratado intergovernamental que estabelece indicações para ações nacionais e para a cooperação entre países com o objetivo de promover a conservação e o uso racional de zonas húmidas mundiais.

De acordo com a Convenção de Ramsar, “zonas húmidas são áreas de pântano, charco, turfeiras ou água, naturais ou artificiais, permanentes ou temporárias, com água estagnada ou corrente, doce, salobra ou salgada, incluindo áreas de água marinha a profundidade de que na maré baixa não exceda seis metros.” Lagoas de peixes, arrozais, lagoas de despoluição e estabilização e salinas, são áreas húmidas criadas pelo homem.

As zonas húmidas são vitais para os seres humanos, para outros ecossistemas e para o nosso clima, fornecendo serviços essenciais ao ecossistema, como a regulação da água, incluindo controle de inundações e purificação de água. As zonas húmidas concentram e disponibilizam-nos a grande maioria da água doce do Planeta. A biodiversidade das zonas húmidas é importante para a nossa saúde, para o fornecimento de alimentos, para o turismo e o para o emprego. As zonas húmidas também absorvem dióxido de carbono, ajudando a retardar o aquecimento global e a reduzir a poluição; portanto, são frequentemente chamadas de "Rins da Terra".

Embora cubram apenas cerca de 6% da superfície terrestre da Terra, 40% de todas as espécies de plantas e animais vivem ou reproduzem-se em zonas húmidas.

O Sítio Ramsar 1616 (Alcanena e Torres Novas)

Os Sítios Ramsar são reconhecidos a partir de critérios de representatividade do ecossistema, de valores faunísticos e florísticos e da sua importância para a conservação de aves aquáticas e peixes.

O Sítio Ramsar 1616 - Polje de Mira- Minde e Nascentes Associadas (Alviela, Almonda e Olho da Mari’ Paula) foi classificado, em maio de 2006, como zona húmida de importância internacional por representar um exemplo hidrogeológico raro e natural, que acolhe espécies ameaçadas ou comunidades de plantas e animais importantes para manter a biodiversidade na região biogeográfica em que se insere.

Conheça um pouco mais o Sítio Ramsar 1616 (pdf)