As visitas virtuais têm a duração de 45 minutos .

Mais informação na nossa Oferta para Escolas.


VISITA GERAL

Faremos uma visita virtual às três salas que compõem a exposição permanente do Centro de Ciência Viva do Alviela. As temáticas centrais são a água, o carso e os morcegos. Na sala do Carso faremos uma  exploração das maquetes sobre a circulação da água nas paisagens cársicas e sobre os impactes da poluição nos aquíferos. Na sala do Quiroptário serão explorados alguns módulos interativos sobre os morcegos e em particular sobre a colónia de maternidade de morcegos do Alviela.

 

CARSO | 1º e 2ºciclo

Os Segredos da Nascente do Rio Alviela

A maior parte da superfície do nosso planeta está coberta de água, infelizmente nem toda está disponível para consumo humano, apenas 3% corresponde a água doce. O Centro Ciência Viva do Alviela tem uma localização privilegiada junto à nascente do Rio Alviela, a água desta nascente provém de um dos maiores reservatórios de água doce do nosso país. Ao longo desta visita vamos conhecer melhor este local único, as suas características geológicas e vamos acompanhar o percurso que a água faz até chegar à nascente do rio Alviela, um das mais importantes nascentes cársicas do nosso país.

 

CARSO | 3ºciclo

Água Mole em Pedra Dura

O Centro Ciência Viva do Alviela tem uma localização privilegiada junto à nascente do Rio Alviela, a nascente cársica mais importante de Portugal e insere-se num dos maiores maciços calcários do país – o Maciço Calcário Estremenho. Partindo da nascente do rio Alviela e explorando um dos módulos que compõem a nossa exposição permanente, o módulo do Carso, serão abordadas as principais características da rocha calcária e das paisagens calcárias, como é que a circulação da água ocorre nestes locais e a razão da sua enorme vulnerabilidade às ações humanas.

 

QUIROPTÁRIO | 1ºciclo

De Cabeça Para Baixo

Vamos até ao Quiroptário, uma exposição que dá a conhecer um grupo de animais especial – os morcegos. Junto do Centro Ciência Viva do Alviela existe um dos mais importantes abrigos de maternidade de morcegos de Portugal. Numa viagem virtual ao interior da gruta do Alviela e explorando módulos interativos na nossa exposição, vamos conhecer mais sobre morcegos e sobre a importante colónia de maternidade do Alviela.

 

QUIROPTÁRIO | 2ºciclo

De Barriga Bem Cheia

Fazemos uma visita ao Quiroptário, uma exposição dedicada a um grupo de animais especial e muitas vezes incompreendido – os morcegos. Através da exploração de diversos módulos interativos, vamos falar da sua locomoção, alimentação, como vivem e descobrir porque hibernam durante o Inverno.

 

QUIROPTÁRIO | 3ºciclo

Os Habitantes da Escuridão

Junto do Centro Ciência Viva do Alviela existe uma gruta que constitui um dos mais importantes abrigos de maternidade de morcegos de Portugal. Partindo da exploração de módulos interativos da sala do Quiroptário, vamos conhecer as características deste grupo de mamíferos, o único com a capacidade de voar. As grutas são ambientes com características extremas e muito particulares. Vamos conhecer a fauna e flora presente neste habitat e conhecer a adaptação destes seres vivos aos fatores do meio.

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity