Até 19 de setembro há uma nova exposição temporária no Centro Ciência Viva do Alviela

 

Folha de Sala

 

Os Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria, promovem mais uma exposição, intitulada “Cintilações e Reflexos – Água”, que estará patente nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, em Leiria, e no Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, em Alcanena, até dia 19 de setembro, dará a ver diversas obras em desenho e vídeo que abordam as expressões da água — queda, movimento, ondulação, depósito, serenidade, degelo, profundidade, reflexo, etc. A exposição é constituída por cerca de 40 trabalhos, da autoria de 12 artistas cujo percurso artístico foi iniciado na ESAD.CR, Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha: David Ventura, Jéssica Gaspar, Carolina Parrinha, Sebastião Casanova, Alice Nicolau, Bruna Pilar, Gonçalo Caetano, Maria Madalena Gomes de Castro, Narciso Correia, Rafaela Francisco Ferreira, Sara Graça Santos e Sofia Faria.

 

Abordar as razões pelas quais qualquer um de nós desenvolve, desde tenra infância, uma relação imagética com a água e colaborar para um entendimento sensível deste elemento, hoje cada vez mais importante para a vida, é o propósito desta mostra de trabalhos de artes plásticas.

«A presente exposição pretende ser um ensaio sobre as possibilidades processuais do desenho e do vídeo no entendimento sensível e intelectual do elemento água, entendimento que cremos ser uma das pontas de ligação com as restantes áreas do saber. A exposição oscila entre a imaginação formal da água e a material», refere Samuel Rama, curador da exposição. «Hoje podemos dizer que a água é aquilo que fazemos dela. Cai assim por terra a ideia de que os riachos, ribeiros, rios, sistema circulatório da terra que se ligam aos oceanos, regenerariam sempre a poluição que lá depositássemos. Não podemos hoje ignorar que estas são consequências diretas da nossa ação tangível e conceptual sobre o mundo» – acrescenta.

 

A cerimónia de inauguração da exposição decorre no dia 9 de julho, pelas 15h30, no Centro Ciência Viva do Alviela — e conta com a presença de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Rosália Vargas, presidente da Agência Ciência Viva e Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara Municipal de Alcanena.

 

 Mais informações sobre a exposição e os artistas que exibem os seus trabalhos estão disponíveis em https://www.ipleiria.pt/sdoc/cintilacoes-e-reflexos-agua-exposicao-coletiva-de-desenho-e-video/.

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity