No dia 24 de março, às 21h00, o Centro Ciência Viva do Alviela recebe Salomé Azevedo e Ricardo Pereira no Café Ciência Mão Robótica: A impressão 3D ao serviço da saúde, onde vamos conhecer as alternativas às próteses convencionais.
Salomé Azevedo apresenta-nos o projeto português Patient Innovation, uma plataforma que partilha soluções inovadoras desenvolvidas por doentes e cuidadores, em parceria com médicos, cientistas e makers, para lidar com desafios impostos por uma condição de saúde. Ricardo Pereira, designer industrial e maker, vem munido com a sua impressora 3D, mostra-nos o processo de fabrico de uma prótese e como podemos pertencer à comunidade e-NABLE. Se tiver uma impressora 3D pode dar uma mão a quem precisa!
Que vantagens trazem estas soluções de baixo custo? Que mudanças poderão provocar na saúde e na medicina? Como funcionam as mãos robóticas?
Participe e venha descobrir esta revolução da ciência para além do laboratório. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.
No sábado, dia 25 de março, vamos caminhar na Serra de Aire e Candeeiros e descobrir algumas das orquídeas mais comuns do Maciço Calcário Estremenho, com Óscar Pires (Cov'Altas).
No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros existem 27 espécies diferentes de orquídeas selvagens (cerca de 50% das orquídeas autóctones nacionais). A sua beleza exuberante emerge em várias cores por entre os calcários da Serra de Santo António, sobretudo no início da Primavera. As suas estratégias de sobrevivência e adaptação aos solos são mais um motivo para nos fascinarmos com estes magníficos exemplares de flora da região.
O encontro é às 9h00, no Largo da Igreja da Serra de Santo António, e o percurso tem a duração máxima de 4 horas.
Para participar basta trazer sapatos confortáveis, água, merenda, máquina fotográfica e... chapéu de sol! Esta atividade dirige-se a famílias (idade mínima 10 anos).
As inscrições são obrigatórias, têm um custo de 4,00€ por participante e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.
No dia 29 de março, às 14h30, o Centro Ciência Viva do Alviela propõe uma oficina para explorar a ciência do dia-a-dia com os “menos jovens”.
Saber o que é e como funciona um circuito elétrico e quais os cuidados a ter no uso e manutenção de uma instalação elétrica são algumas das questões a explorar nesta atividade para maiores de 65 anos.
Nada melhor do que arregaçar as mangas, criar uma extensão elétrica e instalar um comutador de escada. Com tantas lâmpadas no mercado, qual a mais adequada?
As inscrições são obrigatórias, têm um custo de 2,00€ por participante e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt.