“Morcegos às Claras” é a nova exposição do Centro Ciência Viva do Alviela que vai circular em escolas de todo o país já a partir de amanhã, 6 de outubro

 

No dia 4 de outubro, Dia do Animal, foi inaugurada em Alcanena a exposição itinerante "Morcegos às Claras", uma das vertentes do projeto "Quiroptário Fora de Portas". A partir de amanhã, 6 de outubro, esta exposição vai poder circular em escolas de todo o país, com início no concelho de Alcanena. Na inauguração estiveram presentes representantes de várias instituições a nível nacional (Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; Rui Pedrosa, vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria; Maria de Jesus Fernandes, diretora do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo – ICNF; José Alho, vogal do Conselho de Administração da Fundação INATEL; Miguel Pombeiro, diretor executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; Jorge Palmeirim, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; representantes do POSEUR), bem como as empresas Toyno e Simbiose, que participaram no desenvolvimento da exposição “Morcegos às Claras” e do portal na internet associado ao projeto.

 

A cerimónia de inauguração da exposição teve início às 15h00, com a presidente da Câmara Municipal de Alcanena e do Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO, Fernanda Asseiceira. A autarca deu as boas vindas aos presentes, destacando o papel de todos para o sucesso do projeto. Paula Robalo, diretora executiva do Centro, apresentou posteriormente o projeto "Quiroptário Fora de Portas", explicando o porquê do tema "morcegos". A exposição itinerante "Morcegos às Claras", uma das vertentes do projeto, pode ser solicitada por escolas de todo o país que pretendam dar a conhecer aos seus alunos o "mundo dos morcegos". Dirigida especialmente a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico, é composta por vários módulos interativos que permitem explorar, de forma divertida e cativante, algumas das características dos morcegos que mais despertam a curiosidade do público escolar. O que comem, qual o seu tamanho ou o tipo de ameaças que enfrentam são alguns dos conteúdos que os alunos vão poder desenvolver através de jogos educativos e outras atividades exploratórias.

 

Além da nova exposição itinerante, este projeto de sensibilização ambiental contempla também um portal dirigido às escolas, com informação científica e recursos educativos em diversos formatos, e um livro infantil para alunos do 1º ciclo do ensino básico. É também objetivo deste projeto implementar ações de sensibilização para a conservação dos morcegos junto da comunidade escolar: campos de trabalho científico com alunos do ensino secundário, um concurso nacional para a produção de um vídeo, ações de sensibilização realizadas por investigadores nas escolas ou as já conhecidas “Noites dos Morcegos”.

 

Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, realçou a importância que este projeto representa no âmbito da Rede de Centros Ciência Viva a nível regional e nacional e o papel dos Centros na divulgação científica e tecnológica junto das escolas, relembrando que este ano a Ciência Viva comemora 20 anos.

 

Seguiu-se a experimentação da nova exposição: os vários módulos interativos foram uma surpresa para os presentes, que adoraram os desafios de "ser morcego". Rui Pedrosa, vice-presidente do IPLeiria, foi um dos presentes que não quis perder a oportunidade de tentar apanhar o máximo de insetos para o "jantar", tal como o especialista na área, Jorge Palmeirim, ou a representante do ICNF, Maria de Jesus Fernandes.

 

A cerimónia terminou com um convite de Rosalia Vargas para visitar a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento (Risco), que inaugura este mês.

 

O projeto “Quiroptário Fora de Portas” é financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcanena, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

 

Mais informações sobre o projeto e solicitação da exposição itinerante em www.alviela.cienciaviva.pt

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 30 de setembro
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity