Noite Europeia dos Investigadores a 30 de setembro de 2016

Atividades científicas, percursos pedestres e entrada na gruta da nascente temporária do Alviela são algumas das propostas para uma noite em que as reservas de água doce vão estar em destaque

 

Dia 30 de setembro comemora-se a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa que visa o convívio informal e educativo entre cientistas e o público. No Centro Ciência Viva do Alviela, a temática é "Água para o futuro", pelo que, entre as 20h00 e a 01h00, desafiamos o público de todas as idades a participar em várias atividades científicas junto à nascente do rio Alviela, uma das mais importantes do país.

 

Visitar a gruta dos Olhos de Água do Alviela na companhia de espeleomergulhadores, atravessar o "canyon" do carso de galochas nos pés e lanternas nas mãos, provar águas minerais naturais de diferentes regiões do país ou degustar produtos regionais ao som de música "made in" Ribatejo são algumas das propostas para uma noite que promete muita ciência e animação.

 

Para este convívio científico contamos com a presença de investigadores de diversas áreas, que nos vão ajudar a perceber como será o futuro das reservas de água doce em Portugal e dos ecossistemas a elas associados. Francisco Amorim (CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e Pedro Alves (Plecotus - Estudos Ambientais, Unip Lda) dão-nos a conhecer o importante abrigo de maternidade de morcegos da Lapa da Canada; Pedro Moleiro (CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro) veste a bata do laboratório para nos ajudar a analisar amostras de água recolhidas ao longo do percurso; Luís Magro, Delfim Machado e Ilda Calçada (SPE - Sociedade Portuguesa de Espeleologia) convidam-nos a entrar na gruta da nascente temporária do Alviela para nos apresentarem os equipamentos utilizados no espeleomergulho, os desafios desta atividade e as características geológicas que influenciam o funcionamento das nascentes em regiões calcárias; Carlos Costa Almeida (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) alerta-nos para o impacto das alterações climáticas nos reservatórios de água doce subterrânea, um recurso essencial cada vez mais escasso. A Confraria da Água traz-nos uma prova de águas para percebermos as diferenças entre diversas marcas portuguesas de águas minerais naturais, nomeadamente no que respeita às características das regiões de proveniência (Vimeiro, São Silvestre, Monchique e Alardo).

 

 

 

Terminamos esta noite de ciência com ingredientes regionais: produtos típicos do Ribatejo e música produzida por jovens do concelho de Alcanena.

 

A Noite Europeia dos Investigadores é celebrada em Portugal em dezenas de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva e, à escala europeia, em mais de 300 cidades, portanto não perca esta oportunidade e inscreva-se já!

 

A participação nas atividades é gratuita: deve apenas trazer galochas, lanterna, roupa adequada às condições climatéricas e a aventura está garantida!

 

 

 

Consulte o programa completo em www.alviela.cienciaviva.pt ou toda a programação nacional em http://noitedosinvestigadores.pt

 

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt

 

 

 

O CONSÓRCIO FORESIGHT

A edição de 2016-2017 da Noite Europeia dos Investigadores promovida pelo Consórcio FORESIGHT tem como tema “A vida em 2030” e é coordenada pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), o Instituto de Tecnologia Química e Tecnológica (ITQB) e a Universidade de Coimbra (UC), bem como toda a Rede de Centros Ciência Viva do país.

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 31 de agosto
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity