Fotografia, arte, alimentos e ciência. Em setembro não faltam atividades no Centro Ciência Viva do Alviela, num momento em que se prepara o arranque do novo ano letivo

O mês de setembro marca o início do novo ano letivo. Mas a oferta do Centro Ciência Viva do Alviela vai mais além do público escolar e, por isso, este mês são várias as atividades para toda a família, onde a fotografia, a arte e os alimentos têm encontro marcado com a ciência.

 

FOTOGRAFAR 1616 | 10 de setembro

No dia 10 de setembro, às 10h00, o Centro Ciência Viva do Alviela vai realizar um percurso fotográfico no Sítio Ramsar 1616, Zona Húmida de importância internacional que abrange o Polje de Mira-Minde e as nascentes associadas, entre elas a nascente do rio Alviela. Nesta saída de campo, o desafio aos participantes é que captem imagens do património natural associado a este Sítio Ramsar. Olímpio Martins e Fernando Pereira, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vão acompanhar a atividade e não vai faltar conversa sobre grutas, regime hidrológico e biodiversidade. Para quem realizou a atividade no inverno (fevereiro), vamos agora repetir o percurso fotográfico para que as imagens reflitam as diferenças desta paisagem em duas estações do ano diferentes. De máquina fotográfica ou telemóvel, vamos fotografar o Sítio Ramsar 1616! As inscrições são obrigatórias (mínimo de 10 participantes e máximo de 20) e têm um custo de 3€ por participante.

 

Mais informações sobre em www.alviela.cienciaviva.pt

 

EDIÇÃO FESTIVAL MATERIAIS DIVERSOS | 15 a 24 de setembro

Este ano, o Centro Ciência Viva do Alviela é um dos parceiros do Festival Materiais Diversos (FMD), evento que se realiza anualmente com o intuito de incentivar a investigação e experimentação artísticas e sensibilizar o público para as artes performativas, com especial enfoque na dança. O Festival, iniciado em 2009 pelo coreógrafo Tiago Guedes, decorre entre 15 a 24 de setembro em Minde, Alcanena e Torres Novas. Promovido pela associação cultural Materiais Diversos, o Festival colocou uma região com pouca atividade artística profissional no mapa cultural do país e do mundo, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e económico da região (distrito de Santarém), em parceria com a comunidade local.



    • Outros trabalhos: sobre criação e programação | 16 de setembro



Na sexta-feira, 16 de setembro, entre as 11h00 e as 17h30, o Centro Ciência Viva do Alviela recebe o encontro “Outros trabalhos: sobre criação e programação”, no âmbito do FMD, onde se vai discutir a criação e a programação nas práticas artistícas contemporâneas. Em debates moderados por Luísa Veloso (socióloga) e por António Guerreiro (ensaísta e crítico), artistas e programadores convidados partilham e põem à discussão as suas experiências de trabalho, na relação com diferentes tempos e territórios. Marcelo Evelin, coreógrafo, pesquisador e intérprete brasileiro, ou Jesse James, do festival Walk & Talk, são alguns dos artistas convidados. A entrada é gratuita.



    • A distribuição do esforço | 20 de setembro



Na terça-feira, 20 de setembro, entre as 19h00 e as 21h00, o Centro Ciência Viva do Alviela é palco de uma aula de dança, aberta a todos os interessados, sob orientação do coreógrafo Joclécio Azevedo. A coreografia e interpretação decorre em ambiente colaborativo, como método de trabalho para artistas amadores ou profissionais. A inscrição é gratuita mas obrigatória (inscricoes@materiaisdiversos.com).

 

Além destas iniciativas que fazem parte do calendário do Festival Materiais Diversos, o Centro Ciência Viva do Alviela recebeu residências artísticas ao longo do ano de 2016, com a presença de vários artistas envolvidos em espetáculos promovidos na região pela associação Materiais Diversos, no âmbito da sua programação regular.

 

Mais informações sobre o Festival Materiais Diversos em www.materiaisdiversos.com

 

CAFÉ CIÊNCIA GENES NO PRATO | 23 de setembro

No próximo dia 23 de Setembro, às 21h00, há Café Ciência no Centro Ciência Viva do Alviela e a genética dos alimentos vai dar o mote à conversa – Genes no Prato. O crescimento da população mundial, o aparecimento de pragas e as mudanças climáticas tornam a modificação genética dos alimentos num desafio para a biotecnologia. Já ouviu falar em organismos geneticamente modificados (OGM), transgénicos e em melhoramento genético?

 

Desafiamos os participantes a tomar um café com Pedro Fevereiro, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e Ana Sofia Almeida, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e conversar sobre os avanços da biotecnologia.

 

Conhece o melhoramento genético que está a ser feito no arroz produzido no Ribatejo? Sirva-se de ciência e descubra Genes no Prato. Participe.

 

As inscrições são gratuitas, obrigatórias e poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt

 

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES | 30 de setembro

No próximo dia 30 de setembro comemora-se a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa que aproxima cientistas e público em geral num convívio informal, lúdico e educativo. Pretende-se o esclarecimento do que é ser cientista, do que é a Ciência e quais os principais temas de investigação atuais. A NEI é assinalada em toda a Europa, decorrendo também várias iniciativas em todo o país, promovidas por instituições na área da ciência ou por consórcios de várias entidades científicas.

 

A edição de 2016-2017 do Consórcio FORESIGHT tem como tema “A vida em 2030” e é coordenada pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em parceria com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), o Instituto de Tecnologia Química e Tecnológica (ITQB) e a Universidade de Coimbra (UC), bem como toda a Rede de Centros Ciência Viva do país.

 

No Centro Ciência Viva do Alviela, a temática é a “Água para o futuro”, pelo que, no dia 30 de setembro, decorrerão várias atividades científicas junto à nascente do rio Alviela. Além disso, o projeto prolonga-se até 29 de setembro de 2017, com encontros entre cientistas e o público (geral e escolar) e com atividades científicas que sensibilizem para a importância da ciência e o reconhecimento dos investigadores.

Localização

Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela
Louriceira
2380-450 Alcanena

Horários

Ter-Dom 10:00h - 18:00h
Segunda-feira Fechado

De 1 de maio a 31 de agosto
Ter-Sex 10:00h - 18:00h
Sáb | Dom | Fer 11:00h - 19:00h

Social

Natura 2000  Herity